Jericoacoara: o que fazer e onde visitar

Compartilhar

Link copiado!

Jericoacoara é um dos destinos nordestinos mais procurados, e tudo isso devido a suas belezas naturais. O visitante encontra praias, dunas, pousadas, hotéis, e um clima maravilhoso que conquista cada vez mais turistas. Neste post você vai conhecer tudo sobre Jericoacoara.

Onde fica Jericoacoara?

Em primeiro lugar, Jericoacoara é uma vila que fica na cidade de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, Nordeste do Brasil. A vila é um recanto da natureza cercado por praias, dunas e lagoas que encantam a todos os turistas.

Distância entre Jijoca e Jericoacoara

A distância entre o município de Jijoca de Jericoacoara e a vila de Jericoacoara é cerca de 23 km.

Booking.com

Cidades próximas

Conheça as cidades próximas da vila para se localizar melhor e quem sabe fazer um bate e volta. Aliás, visitar os municípios que cercam a região te faz aproveitar ainda mais o passeio.

- Camocim 94 km;
- Cruz 54 km;
- Jijoca de Jericoacoara 23 km.

Sobre Jericoacoara

JericoacoaraEntrada principal de Jericoacoara
Foto: @derikferreira

Jericoacoara, também muito conhecida apenas por "Jeri", está localizada no Ceará. Uma vila de pescadores linda, que conserva seu ar rústico. Além disso, é um dos destinos nordestinos mais visitados do Brasil.

A vila fica a 23 Km de Jijoca de Jericoacoara, ou seja, Jijoca é uma cidade antes da Vila de Jericoacoara. Aliás, em Jijoca encontra-se a Lagoa do Paraíso, um lugar incrivelmente bonito e que também atrai muitos turistas.

Jeri é certamente um lugar todo especial, pois está envolvido por dunas, lagoas, mangue e o mar. Possui uma infraestrutura completa e excelente de hotéis e pousadas, além de restaurantes e bares que atendem muito bem até os turistas mais exigentes.

Todo o ambiente que cerca a vila mantém totalmente os visitantes em contato direto com a natureza. Isso porque suas ruas permanecem com pouca iluminação e os pés tocam as areias ao caminhar. Bem como, uma atmosfera familiar e aconchegante de uma cidade do interior que conquista cada vez mais visitantes.

Onde fica?

Jijoca de Jericoacoara situa-se no estado do Ceará, fica a 23km de Jericoacoara, a 87 km de Camocim, a 176 km de Itapipoca, a 227 km de Parnaíba e a 305 km de Fortaleza.

O que significa o nome "Jijoca de Jericoacoara"?

A palavra Jijoca tem origem indígena, proveniente da junção dos nomes dos índios Ji e Joca, que eram chefes de uma tribo daquela região. Alguns acreditam que a palavra Jericoacoara significa "jacaré tomando sol".

Aliás, pescadores ainda dizem que a Pedra Furada, quando vista do mar, parece um olho de jacaré.

Taxa de Turismo Sustentável

A Taxa de Turismo Sustentável em Jericoacoara vale para turistas entre 13 e 59 anos, portanto, com exceção de deficientes físicos. Assim, para evitar filas na chegada, é aconselhável pagar pela internet.

Aliás, a cobrança de uma taxa ambiental foi instituída pela prefeitura de Jijoca de Jericoacoara em 2015.

Favor conferir o valor da taxa direto no site da Prefeitura.

Duna do Pôr do Sol

Duna do Pôr do SolDuna do Pôr do Sol
Foto: Jade Queiroz - MTUR

A Duna do Pôr do Sol fica bem ao lado da Vila de Jericoacoara. É uma duna alta e acima de tudo, muito frequentada no fim da tarde para observar o sol se pondo.Como resultado, todas as tardes várias pessoas sobem em direção ao topo da duna para observar o espetáculo do anoitecer. É um momento muito bonito, e assim você não pode deixar de passar por lá durante sua viagem.

Sobem tantas pessoas na duna no fim de tarde que alguns vendedores ambulantes também vão para o local. Então, se quiser fazer um lanche, você terá essa possibilidade.

Enfim, esse é certamente um local que você deve visitar em Jericoacoara.

Roda de Capoeira

A Roda de Capoeira acontece todos os dias ao entardecer, quando as pessoas descem a Duna do Pôr do Sol. Assim, os primeiros sons do berimbau anunciam o início da Roda de Capoeira. Arte que atrai a atenção dos moradores e visitantes.

Ao som dos instrumentos musicais e das palmas de quem prestigia, todos são envolvidos pelo ritmo, música, dança, flexibilidade, gingado e cultura brasileira.

Praias de Jericoacoara e região

As praias de Jericoacoara são, acima de tudo, lindas e quem visita fica encantado com a paisagem. Aliás, Jeri conta com poucas praias, mas o bastante para você não querer ir embora.

A vila e região contam com 5 praias, com características que variam desde as mais movimentadas até as quase desertas. Dessa maneira, atendendo aos turistas com seus mais variados gostos.

1 - Praia Principal ou Praia de Jericoacoara

Praia de JericoacoaraPraia de Jericoacoara
Foto: Jade Queiroz - MTUR

Certamente a Praia de Jericoacoara é a que tem o mais fácil acesso da Vila de Jericoacoara, pois fica logo de frente para a vila. É também aquela que tem a melhor estrutura de bares, restaurantes e hotéis. A faixa de areia pode variar muito, de curtíssima na maré alta a bem longa quando ela desce.

Além disso, o mar costuma ser bem calmo, perfeito para dar um mergulho tranquilo. Sua ampla faixa de areia possui vários estabelecimentos para comer e beber de frente para o oceano.

O visual da praia é completamente diferente dependendo da maré. Na maré baixa, a faixa de areia fica muito maior. Na maré cheia, a água fica bem mais perto da vila. O lado direito da Praia de Jericoacoara é o ponto de quem curte praticar kitesurf, porque essa é a área permitida para a atividade. No entanto, quem gosta de windsurf, vai para o lado esquerdo.

Essa é sem dúvida uma das praias de Jericoacoara mais frequentada em qualquer época do ano, inclusive na alta temporada.

2 - Praia da Malhada

Praia da MalhadaPraia da Malhada
Foto: @dudulacerdab

A Praia da Malhada é pouco frequentada de Jeri, diferente da principal, mas que fica pertinho da vila, na direção leste do litoral. Ela é praticamente deserta e muito frequentada por surfistas e praticantes de windsurf e kitesurf. Quem gosta de praia mais vazia, certamente vai gostar dela, que ainda tem algumas grutas e até piscinas naturais.

Para chegar na Praia Malhada, na maré baixa, você pode fazer uma curta caminhada saindo da Praia Principal, na mesma trilha que leva à Pedra Furada. Se você estiver no centrinho ou a maré estiver alta, vale mais a pena você pegar os acessos através da Rua da Igreja. É bem mais fácil e você chega rápido.

3 - Praia das Conchas (Pedra Furada)

Praia das ConchasPraia das Conchas
Foto: @manuclcotta

Na Praia das Conchas está certamente um dos grandes cartões-postais de Jericoacoara, a Pedra Furada. Um ponto incrível de se visitar! Aliás, alguns diriam até que essencial. Em vista disso, a praia por si só costuma ser vazia, concentrando a movimentação de pessoas onde se encontra a Pedra Furada, que é uma rocha bem grande, que possui um "furo" no meio, parecendo um portal.

Como resultado, o lugar é muito frequentado por pessoas que buscam tirar fotos na Pedra Furada. É provável que você tenha que esperar na fila para tirar a sua, mas vale a pena.

A Praia das Conchas não é atrativa para o banho, pois o mar é agitado e com muitas pedras que cercam todo o ambiente. Além disso, não existe nenhuma estrutura à beira-mar e tampouco sombra natural.

Ainda assim, vários turistas vão todos os dias garantir a sua foto com a formação rochosa. Visto que é uma das melhores vistas do mar de Jericoacoara.

Para ir do centrinho de Jeri até a Praia das Conchas é necessário fazer uma caminhada de aproximadamente 30 minutos. Tranquilinho! Aliás, a maior parte do caminho é plano e sem nenhuma dificuldade.

Essa é uma das praias de Jericoacoara pouco frequentada para quem busca unicamente banho de mar, o movimento do lugar se dá pela visita na Pedra Furada.

Dica: o local não possui sombras nem estrutura comercial, então, prepare a água, um lanche, passe protetor solar e vá conferir esse mistério da natureza.

Lembrete: Tem fila pra tirar foto na pedra. E, durante o entardecer, a espera é ainda maior.

4 - Praia do Preá

Praia do PreáPraia do Preá
Foto: @dudulacerdab

A Praia do Preá está localizada no município de Cruz, a 12 km de Jeri. O local também tem crescido como uma alternativa de hospedagem na região. A orla é uma conhecida dos viajantes por fazer parte do itinerário do passeio pelo lado leste. Afinal, ela está bem no meio do caminho para a Lagoa do Paraíso, outro lugar incrível de se visitar.

A região oferece estrutura de pousadas e restaurantes. Como se trata de um vilarejo de pescadores, é tudo mais rústico e simples, mas também menos turístico do que em Jeri.

Apesar de uma estrutura rústica à beira-mar, a praia em si não tem muitos atrativos. Aliás, muito frequentada pelos praticantes de kitesurf atraídos pelos ventos do litoral, perfeitos para esta modalidade.

Então, a Praia do Preá é uma das praias próximas de Jericoacoara perfeita para quem deseja um lugar mais afastado de muitas pessoas com estilo rústico e sossegado.

Caso você goste de pesca, a sugestão é visitar Preá, visto que é como um lar para os pescadores, e alugam barcos de pesca com valores bem acessíveis.

É um local mais urbanizado do que Jericoacoara, mas com menos opções de entretenimento. Há pessoas que optam por ficarem hospedadas na Vila do Preá e que ocasionalmente vão a Jeri para fazer algum programa.

Enfim, coloque a Praia do Preá também como seu destino turístico, temos a certeza que você vai se encantar com a região.

5 - Praia da Vitória

A Praia da Vitória está localizada entre a Praia da Malhada e a Praia da Pedra Furada, em Jericoacoara. Acima de tudo, uma praia ideal para quem gosta de tranquilidade e contato direto com a natureza.

Aliás, devido às muitas pedras, a praia não atrai uma boa frequência de banhistas. Além disso, as poucas pessoas que encontrar por aqui, provavelmente estão fazendo a trilha pela areia até a Pedra Furada.

Vale lembrar que o passeio até esta praia é muito bom para curtir o visual. E claro! Um banho de mar e o aproveitar o sossego da região.

Do mesmo modo, não poderia esquecer de informar que nesta praia fica o Poço da Princesa, uma pequena piscina natural entre as pedras.

Enfim, deu para perceber que a Praia da Vitória é um lugar todo especial e você jamais deve ficar de fora.

São estas as Praias de Jericoacoara, um verdadeiro espetáculo da natureza para trazer paz e tranquilidade aos visitantes.

Lagoas de Jericoacoara

Saiba antes de tudo, que Jeri é uma vila rica em atrativos turísticos. Assim, além das praias e dunas, a região conta com lagoas para enriquecer ainda mais o seu passeio.

Lagoa Azul

A Lagoa Azul fica no Município de Jijoca de Jericoacoara e é rústica. Aliás, um ponto de parada muito requisitado dos passeios de bugue. Já que é também um local que encanta os amantes da natureza e os que procuram um ambiente tranquilo.

Como já foi dito, é um local de tranquilidade e pouco movimento, onde você pode meditar e curtir a natureza bem de perto.

Além disso, na Lagoa Azul você pode realizar inúmeras atividades prazerosas, como praticar windsurf e kitesurf, praticar Stand Up Paddle e Caiaque. E claro! Você pode então, passear de jangada e ainda mergulhar com snorkel em suas águas azuis.

E depois de tudo isso, ainda pode curtir a despedida do sol atrás das dunas, jantar em um bom restaurante e por fim, aproveitar algum evento típico da região.

Coloque a Lagoa Azul em seu destino turístico, pois você certamente vai ficar surpreso com a beleza do lugar.

Buraco Azul Caiçara

Buraco Azul CaiçaraBuraco Azul Caiçara
Foto: @lebindi

O Buraco Azul é certamente a mais nova atração de quem visita Jericoacoara. Uma piscina com água de cor azul-turquesa. Acima de tudo um lugar perfeito para o banho que virou um novo ponto de parada nos passeios de Jeri. O buraco possui cerca de 10 metros de profundidade.

Para te ajudar na localização, o Buraco Azul Caiçara fica no distrito de Caiçara, em Cruz, distante 18 km da vila de Jeri.

Essa lagoa surgiu então devido a escavação para retirada de areia e barro para construção da estrada CE-182. Mas, com as fortes chuvas de 2019, a água acumulou e o lugar ficou convidativo para o turismo.

Aliás, fique tranquilo, pois água é própria para banho, conforme análises feitas em um laboratório de Fortaleza.

Além disso, o local conta com um restaurante, um pequeno deck e estrutura para drinks. Vale informar então, que para entrar no local e desfrutar do Buraco Azul e sua estrutura é cobrado uma pequena taxa.

Lagoa do Paraíso

Lagoa do ParaísoLagoa do Paraíso
Foto: @jericoacoaraoficial

A Lagoa do Paraíso, está localizada no município de Jijoca de Jericoacoara, e se destaca como a lagoa com a coloração mais bonita na região. Aliás, as cores azul-claro e azul-escuro se misturam, deixando um espetáculo para os olhos de quem escolhe essa lagoa para visitar. As redes dentro da água são tradição para quem visita o lugar.

Aliás, vários restaurantes colocam mesas e cadeiras dentro da água para que os visitantes relaxem.

A lagoa tem água cristalina, rasa e poucas ondas, o que garante ainda mais paz para quem está com crianças. Além disso, ideal se você não gosta de mergulhar em um local que os pés não alcançam o fundo.

A Praia de Jeri recebe algumas críticas por não ter uma areia tão clara ou água tão transparente. Por isso, muita gente prefere passar o dia curtindo a Lagoa do Paraíso do que passar o dia na praia.

Um dos principais estabelecimentos na beira da lagoa é o Alchymist, um clube de praia com uma mega estrutura. Assim, na orla existem mesas na areia para os visitantes, armários, banheiros, chuveiro, cardápio extenso e diferentes tipos de bebidas.

Portanto, venha passar o dia na lagoa desfrutando de uma boa estrutura, o local é perfeito.

Onde fica a Lagoa do Paraíso?

A Lagoa do Paraíso está, portanto, a 30 minutos da vila de Jericoacoara, no município de Jijoca de Jericoacoara. A região também se localiza então a cerca de 305 km de Fortaleza (CE).

Quando ir à Lagoa do Paraíso em Jericoacoara?

A Lagoa do Paraíso é um destino para visitar o ano inteiro, sendo que os meses de férias (janeiro e julho) são considerados de alta temporada. A época em que a lagoa também recebe muitos turistas é de meados de dezembro até o fim do Carnaval. Visto que o mesmo ocorre nos feriados prolongados.

No entanto, agosto é o mês ideal para os amantes de kitesurf e windsurf, quando venta mais. Entre julho e novembro acontece a temporada do kitesurf na região, período bastante procurado por turistas estrangeiros.

Como chegar na Lagoa do Paraíso

- A forma mais tradicional de ir até as lagoas de Jericoacoara é certamente através dos passeios de buggy;

- Na vila, do mesmo modo existem empresas que oferecem o passeio, que custa em média R$ 75,00 por pessoa;

- Os veículos comportam até 4 pessoas. No entanto, se você viajar somente em 2 pessoas, é preciso pagar o restante do buggy. Por isso as próprias empresas se encarregam de compartilhar o passeio com outros clientes;

- Outra opção é através de caminhonetes, que funcionam como lotações, e oferecem o transporte até Jijoca, por R$25,00. No trajeto até Jijoca, as caminhonetes podem deixá-lo em qualquer ponto da Lagoa do Paraíso. É preciso combinar com o motorista para ele buscá-lo no mesmo ponto, é só marcar o horário. O retorno também custa R$25,00.

Estrutura

A estrutura do local impressiona tanto quanto a paisagem. Apesar de manter a característica rústica e um cenário intocável, oferece conforto, charme e organização.

Lá, é possível encontrar chuveiros, banheiros, restaurantes, música ambiente, serviço de praia e guarda-sol, entre outros confortos. Sem contar as redes dentro d’ água, muito disputadas pelos turistas. O local também é perfeito para quem pratica stand up paddle e kitesurf e para os "corajosos", que saltam de trampolim na água.

Aliás, um dos pontos mais procurados da lagoa é o beach club The Alchymist, restaurante/clube mais popular da região de Jericoacoara. O beach club possui uma mega estrutura na beira d’água, com bar, loja de conveniência e um terraço VIP com vista espetacular. Tem dezenas de mesas e cadeiras espalhadas pela areia, armários, guarda-sóis, redes coloridas sobre a água e passarela que leva à areia.

Lagoa do Amâncio

Lagoa do AmâncioLagoa do Amâncio
Foto: @coopbjj

A Lagoa do Amâncio é portanto menos famosa em relação às outras em Jericoacoara. Contudo, dependendo da época do ano e das chuvas anteriores pode ser bem melhor que qualquer uma da região. Isso porque o ambiente fica com bastante água, atraente para um banho e belas fotos.

Aliás, saiba que a Lagoa do Amâncio fica no caminho para as badaladas Lagoa Azul e do Paraíso e na rota da entrada dos turistas que estão chegando em Jericoacoara, no Ceará.

Acima de tudo, essa lagoa não é uma beleza para ser admirada apenas como passagem, mas sim curtida como uma atração de verdade. Suas águas e boa parte do lago são calmas e rasas, isso é ideal para famílias com crianças e idosos. Muitas pessoas perguntam: qual é a temperatura da água? Então, a lagoa boa parte das vezes possui águas mornas. Isso é ótimo não é?

Visto que além da lagoa, você também possui dunas com areias brancas que cercam todo o local, onde pode ver um belíssimo pôr do sol.

Dica: para ver a lagoa na sua plenitude, a época certa é após o período chuvoso (junho, julho e agosto).

Gostou do conteúdo sobre a Lagoa do Amâncio? Então, coloque essa lagoa em seu roteiro turístico em Jericoacoara.

Lagoas Interdunares

Lagoas InterdunaresLagoas Interdunares
Foto: @leticia.lolab

Que tal curtir então as Lagoas Interdunares de Jericoacoara? São lagoas em tons azuis e esverdeados formadas na estação chuvosa entre os recôncavos das dunas brancas na área do Parque Nacional.

A paisagem é, de fato, indescritível. Um ambiente ideal para quem gosta de apreciar belezas naturais e muita tranquilidade.

Praça de Jericoacoara

Praça de JericoacoaraPraça de Jericoacoara
Foto: @debuggyemjeri

A Praça Edvá Esmerino da Silva também chamada "Pracinha de Jeri" ou Praça de Jericoacoara. Construída em 2012, tem as características do lugar, ou seja, bancos no centro em formato de canoas, chafariz e dois quiosques cobertos de palha.

É um local aconchegante e agradável. Cercada de bons restaurantes, virou um ótimo ponto de encontro e referência em Jericoacoara.

Passeio Ecológico do Cavalo Marinho

O Passeio Ecológico do Cavalo Marinho é feito no município de Jijoca de Jericoacoara, de canoa pelo mangue. O ecossistema que é um berçário natural pela riqueza de alimentos e calmaria de suas águas.

Para você curtir esse passeio, basta pagar o valor de cerca de R$10 para pescadores locais. Assim, uma canoa vai te levar para visitar os mangues onde vivem cavalos marinhos.

A vegetação, portanto, tem raízes aéreas que produzem um emaranhado na lama onde vivem caranguejos e marias-farinhas (caranguejo). Aliás, em suas águas, vivem os incríveis cavalos marinhos, ameaçados de extinção no mundo todo.

Para preservá-los, nunca entram em contato com as mãos, somente em recipientes para que evitem o contato com sua pele. Após a observação, em seguida voltam ao seu habitat natural.

É um ótimo passeio para fazer com crianças, já que você pode chegar bem pertinho dos bichinhos. Desse modo, aprender sobre como eles vivem e criar consciência ambiental sobre o habitat desses animais.

Que tal colocar o Passeio Ecológico do Cavalo Marinho em seu roteiro de viagem?

Poço da Princesa

O Poço da Princesa está localizado próximo à Pedra Furada em Jericoacoara. Um lugar que atrai diversos turistas. Sem dúvida a área é muito bonita, um paraíso! Mas, o poço é uma pequena piscina natural com 1,70m de profundidade encravada na rocha.

Aliás, pode somente ir quando a maré está baixa, caso contrário o mar estará cobrindo totalmente o poço.

O que achou do Poço da Princesa? Coloque ele como seu destino turístico em Jericoacoara.

Poço do Ananias

Poço do AnaniasPoço do Ananias
Foto: @desireebetinardi

O Poço do Ananias é uma piscina natural que fica entre a Praia Principal e a Praia da Malhada, em Jericoacoara. Para que você consiga visitar por conta própria, basta uma pequena caminhada, cerca de 20 minutos, saindo da Praia Principal.

O poço foi feito naturalmente pela água do mar e, para encontrá-lo, primeiramente a maré precisa estar baixa. Caso contrário ele vai estar coberto pela água do mar.

O local possui água cristalina e tranquila, e é provável que você ainda consiga encontrar alguns lindos peixinhos.

Então, o que achou do conteúdo? Coloque o Poço do Ananias também como seu destino turístico em Jericoacoara.

Pedra Furada

Pedra FuradaPedra Furada
Foto: @manuclcotta

A Pedra Furada é certamente uma das mais famosas atrações de Jericoacoara. Trata-se de um arco enorme, esculpido pela ação das ondas. Aliás, no mês de julho, o sol se põe atrás do furo da Pedra, formando um grande espetáculo da natureza.

Além disso, para você ficar bem informado, a Pedra Furada está localizada na Praia das Conchas. E para ir do centrinho de Jeri até a Praia das Conchas e curtir a pedra é necessário fazer uma caminhada de aproximadamente 30 minutos. Tranquilinho! Aliás, a maior parte do caminho é plano e sem nenhuma dificuldade.

Dica: o local não possui sombras nem estrutura comercial, então, prepare a água, um lanche, passe protetor solar e vá conferir esse mistério da natureza.

Caverna do Morcego

Caverna do MorcegoCaverna do Morcego

A Caverna do Morcego é uma pequena formação rochosa que está entre a Praia da Malhada e a Pedra Furada, em Jericoacoara. O lugar é perfeito para quem gosta de apreciar a natureza e enriquecer o passeio com belas paisagens.

Aliás, aproveite também para tirar fotos desta caverna e da região, pois tem um cenário espetacular.

Gostou do conteúdo sobre a Caverna do Morcego?

Morro do Serrote

Morro do SerroteMorro do Serrote
Foto: @giofachinelli

Morro do Serrote é o nome dado a dois pequenos morros de formação rochosa à direita da Vila de Jericoacoara. Aliás, é um dos poucos lugares no Parque Nacional de Jericoacoara onde existe vegetação arbustiva.

O Morro do Serrote, no entanto, protege Jeri dos ventos e das areias das dunas. A caminhada é uma boa pedida para conhecer a região. Além disso, você encontra uma vista privilegiada do parque, dos seus campos de dunas, do mar e da vila. Lá do alto do morro você poderá ter uma linda vista de Jericoacoara e de outras praias do local. Se preferir, do morro pode descer um pouco mais e ir direto para a Pedra Furada.

O Morro do Serrote

O Morro do Serrote é um dos trajetos para se chegar a Pedra Furada, outro ponto turístico muito visitado em Jericoacoara. Aliás, a Pedra Furada deixa as fotos incríveis se você for de manhã bem cedinho, por volta das 7 horas da manhã. Mas, se você quiser só apreciar, a Pedra Furada está aí para isso.

Ele serve de caminho para chegar a Pedra Furada e também é um ponto turístico onde é possível observar toda a Jericoacoara e as principais praias do lugar. Então, prepare a memória da sua câmera fotográfica para tirar muitas fotos.

O Morro do Serrote é perfeito para observar o farol. Farol este que é utilizado também para se chegar a Pedra Furada. É uma ótima opção para quem deseja fazer um passeio andando a pé para aproveitar as belezas da natureza de Jericoacoara. Para o morro a utilização de um veículo é opcional.

Como chegar

Para chegar ao Morro do Serrote você pode ir de buggy ou um veículo 4×4, que é uma espécie de pau de arara adaptado para levar um maior número de pessoas. A capacidade de turistas que geralmente esses veículos comportam é de aproximadamente até 12 pessoas.

Mas, a vantagem do veículo 4×4 é o baixo custo e a segurança que ele oferece. Pois, esse tipo de veículo é dirigido por motoristas experientes do local. Motoristas, que em sua grande maioria são moradores de Jericoacoara e, por isso, sabem muito bem como dirigir pelas dunas do local.

O Morro do Serrote oferece também a opção de ir caminhando até ele. A caminhada não é tão difícil e pode levar em torno de 20 minutos. Você tem duas opções para chegar ao Morro. Pode ir pela trilha localizada ao lado do cemitério ou indo pela rua do Forró. Nas duas opções a caminhada é bem fácil e você pode ir de chinelo mesmo.

Ao chegar no Morro do Serrote você poderá ter o privilégio de toda a vista de Jericoacoara e das suas praias. Você também tem a opção de dar uma chegada na Pedra Furada, indo pelo farol. Um passeio completo, fácil, ideal para apreciar a natureza.

O que achou do conteúdo sobre o Serrote?

Farol de Jericoacoara

Farol de JericoacoaraFarol de Jericoacoara
Foto: Paulo JC N

O Farol de Jericoacoara está localizado no ponto mais alto do Serrote, a 98 metros acima do nível do mar. O lugar é um mirante natural que, ao mesmo tempo, proporciona uma vista dos arredores em 360°.

O farol é também muito visitado por ser um dos melhores pontos para assistir ao nascer e pôr do sol e da lua. Enfim, deu para perceber que você deve colocar este destino em seus planos ao visitar Jeri.

Parque Nacional de Jericoacoara

O Parque Nacional de Jericoacoara compreende então uma área de 8.416 hectares. Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

O parque, no entanto, tem por objetivo proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais, possibilitando a realização de pesquisa científica e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Normas do Parque Nacional de Jericoacoara

O Parque certamente possui normas específicas que visam à conservação de seu patrimônio natural e da biodiversidade associada. Assim, dentro dos limites do parque nacional você não pode:

– Trânsito de veículos automotores sobre dunas fixas ou móveis;

– Deixar lixo nos locais visitados;

– Coletar, perseguir ou apanhar espécimes da fauna silvestre;

– Fazer fogueiras no interior do parque.

Atrativos Naturais do Parque Nacional de Jericoacoara

Barra do Rio Guriú

Fica a 10km de distância da Vila de Jericoacoara. Uma pequena vila de pescadores que determina o limite oeste do Parque Nacional.

Lagoa Azul

A Lagoa Azul possui água doce e totalmente cristalina, um local perfeito para toda família se divertir. Além disso, está cercada por dunas de areia branca e vegetação nativa.

Dunas e Lagoas

Entre as principais atrações do parque se encontram as dunas e lagoas de água cristalina.

Lagoa do Paraíso

A Lagoa do Paraíso está localizada no município de Jijoca. O local é realmente um verdadeiro paraíso, pois são 15km² de água doce e transparente, cercada por grandes dunas. Também é chamada de Lagoa de Jijoca.

Mangue Seco

É um pequeno povoado localizado a oeste da vila. Sua principal atração é então, uma lagoa que se encontra em meio das dunas, uma pequena faixa de mangue que foi tomado pelo mar dá nome ao lugar.

Nova Tatajuba

Este pequeno povoado localiza-se a 25km do lado oeste da vila, próxima ao município vizinho de Camocim. Algumas de suas dunas encontram-se então em processo de cristalização, formando colinas denominadas dunas fixas. Aliás, chama-se “Nova Tatajuba” já que a antiga Tatajuba foi soterrada pelas dunas.

Pedra Furada

É certamente o ícone de Jericoacoara. A Pedra Furada está localizada na região rochosa no pé do Morro do Serrote. Constitui-se de uma enorme formação rochosa em forma de arco esculpida pela ação do vento e das ondas do mar.

Aliás, no auge do solstício de inverno durante o período de 15 de julho a 15 de agosto, é possível ver o sol se pondo através do arco da Pedra Furada. Além disso, na maré baixa, é possível acessar o local com uma caminhada de 30 minutos pela praia. O trajeto até a Pedra Furada é composto por paisagens de praias, grutas, como o Poço da Princesa, e peculiares formações rochosas.

Vale lembrar que a formação rochosa é extremamente frágil e, para preservá-la, é terminantemente proibido subir ou escalar a Pedra Furada.

Duna do Pôr do Sol

A Duna do Pôr do Sol fica do lado oeste da vila. Trata-se de uma grande duna, por isso, é o local mais procurado para se ver o pôr do sol com super diferencial em Jericoacoara. Fica ao lado da Praia das Canoas. Acima de tudo, é famosa por ser possível assistir ao sol nascer e se pôr no oceano, em decorrência de sua geografia peninsular.

Praia da Malhada

Certamente esse local você precisa visitar, pois a Praia da Malhada é uma importante praia da região localizada no pé do Morro do Serrote. Visto que também pelas suas características, atrai muitas pessoas para a prática do surf.

Praia do Preá

A Praia do Preá está localizada no município de Cruz, a 12 km de Jeri. A pesca é abundante na região e a culinária com peixes é tradicional. Ao mesmo tempo, a praia também é perfeita para a prática de kitesurf.

Morro do Serrote

O Morro do Serrote está localizado ao leste da vila, e tem aproximadamente 100m de altura, que se destaca então, dentre a plenitude das dunas onde se encontra o Farol de Jericoacoara.

Farol de Jericoacoara

Certamente o Farol de Jericoacoara é um dos lugares mais visitados para ver a lua e o sol nascerem. Aliás, o farol funciona por energia solar.

Enfim, gostou do conteúdo sobre o Parque Nacional de Jericoacoara?

Árvore da Preguiça

Árvore da PreguiçaÁrvore da Preguiça
Foto: @debuggyemjeri

A Árvore da Preguiça é o resultado da força dos ventos nordestinos que, portanto, acabou por esculpir o cenário natural. Localizada no município de Cruz, na Praia do Preá, fica a 12 km de Jericoacoara. Essa árvore de fato, se destaca no lugar, atraindo turistas apenas para tirar uma foto.

Antes era permitido sentar na árvore para a pose perfeita da preguiça, mas agora, para preservá-la, está proibido.

Além disso, é importante saber que essa praia não é muito habitada. Então, boa parte das visitas ao local é para tirar uma foto com a árvore. Visto que a visita na Árvore da Preguiça vale muito a pena, inclusive pela beleza de toda a região.

Então se você pretende aproveitar ao máximo seus momentos em Jeri, coloque este roteiro em sua agenda. Existem diversos serviços de transportes que levam turistas o tempo todo para ver este cenário incrível.

Posso ir a pé para a Árvore da Preguiça?

O percurso da Vila de Jericoacoara até a árvore é de aproximadamente 6 km. Então, este percurso a pé você pode levar cerca de 1:30 horas ou mais, pois depende do ritmo de cada um.

Algumas pessoas dizem que é possível chegar lá andando tranquilamente, mas se você não conhece bem a região, esquece! Para sua total segurança, contrate um buggy que te leve até ela sem o perigo de você se perder.

Igreja de Jericoacoara

Igreja de JericoacoaraIgreja de Jericoacoara
Foto: @klukienvcz

A Igreja de Jericoacoara, também é conhecida como "Nossa Senhora do Rosário de Fátima" ou "Igreja Nossa Senhora da Consolação". Possui entretanto um estilo de construção simples. Feita com pedras retiradas do Morro do Serrote pelos próprios moradores. Mas, isso na época em que o Parque Nacional ainda não existia.

Então, a igreja foi construída em 1945, é um local bonito e interessante para quem gosta de turismo religioso. Sem dúvida, a beleza de sua arquitetura é outro ponto que encanta os visitantes.

Aliás, lá acontecem missas dominicais feitas pelo padre da Paróquia de Santa Luzia de Jijoca de Jericoacoara.

Durante todo o ano, vários eventos acontecem. Tais como a festa da Coroação de Maria (maio), os festejos da Padroeira (outubro) e a Missa do Galo no Natal (dezembro).

Imagina você aqui algum dia, registrando seus momentos neste local único e cheio de boas histórias. Uma coisa também muito legal é ouvir dos moradores antigos sobre estes tempos. Uma viagem no tempo.

Por fim, a Igreja de Jericoacoara é linda, toda em pedras, e a noite recebe uma iluminação especial. Não fica tão distante da pracinha central, algo em torno de 4-5 min caminhando. Vale a pena conhecer!

Enfim, o que achou deste conteúdo sobre a Igreja de Jericoacoara? Então, coloque este destino turístico em seus planos de viagem.

Paróquia de Santa Luzia em Jijoca

Paróquia de Santa Luzia de JijocaParóquia de Santa Luzia de Jijoca

Vamos conhecer um pouco da história de como surgiu a Paróquia de Santa Luzia de Jijoca. Então, na década de 60, havia um pequeno vilarejo, que mais tarde viria a tornar-se a cidade de Jijoca de Jericoacoara.

Seus moradores assistiam às missas e novenas na comunidade de Caiçara, isso por ser a capela mais próxima. Visto que perceberam a necessidade de ter no próprio município um local de oração.

Mas, foi em 1963, que os Senhores Gabriel Brandão(em memória), Manoel Teixeira (em memória) e Eliézer, tiveram a ideia de construir uma capela na região.

Acima de tudo, o interesse da população em ajudar na obra foi enorme. Em seguida, a capela foi planejada e construída, por fim inaugurada em 1964, no dia de Santa Luzia, 13 de dezembro.

Todo o trabalho em conjunto valeu muito a pena, pois hoje o município tem seu próprio local de adoração. Sem precisar recorrer a cidade mais próxima.

A Igreja de Santa Luzia é uma das mais belas da região. Além de ser um lugar de oração, é também uma grande atração turística.

A saber, muitas festividades existem no local. Que por sua vez atraem diversas pessoas.

O que achou deste conteúdo sobre a Paróquia de Santa Luzia de Jijoca?

Curiosidades sobre Jericoacoara

Neste conteúdo você vai conhecer todas as Curiosidades sobre Jericoacoara. Certamente este conjunto de informações vão te encantar.

Ruas de areia

Todas as ruas e becos de Jeri são de areia. É, você não leu errado! Nada por lá é asfaltado, então a dica aqui é usar sapatos confortáveis, como chinelos e rasteirinhas, sem medo de sujar os pés.

Sem semáforo

Não há semáforo e é proibida a circulação de carros particulares em Jeri. Como as ruas são sem asfalto, somente veículos autorizados podem andar por lá. Os demais ficam estacionados na entrada da vila.

Jeri não é uma cidade

Jeri é uma vila, não uma cidade. É parte do município de Jijoca de Jericoacoara. Ficou famosa depois que muitos artistas começaram a frequentar o lugar e começar a sair em publicações e jornais pelo mundo.

Sem postes de iluminação pública

Não existem postes de iluminação pública em Jeri — Mas calma, que há energia elétrica! Acontece que a rede elétrica é toda subterrânea, por isso não há postes. Mas convenhamos, a iluminação quase que natural dá um ar intimista e romântico ao lugar.

Sem caixas eletrônicos

Não há caixas eletrônicos na Vila, então fique atento a isso para não ser pego de surpresa na hora de pagar uma atração turística. Cartões de crédito e débito são aceitos em quase toda a cidade, mas não deixe de ter dinheiro na carteira.

Jeri já foi a melhor praia do mundo

Jeri já foi considerada a melhor praia do mundo. Sim, esse foi o título que Jericoacoara recebeu em 2004 da Lonely Planet, maior editora de guia de viagens do mundo. Vira e mexe, aliás, ela figura em listas que elegem os melhores destinos no mundo para férias.

Foi cenário de filme

Jericoacoara já foi cenário de filme: o longa-metragem “A Ostra e o Vento”, filme brasileiro de 1997, dirigido por Walter Lima Jr e baseado em livro de Moacir C. Lopes. O longa conta a história de Marcela, uma adolescente que vive com seu pai em uma ilha distante do litoral.

Não existe hospital

Não há hospital em Jeri, apenas um pequeno centro de saúde (UPA — para emergências 24h) e um centro médico em Jijoca. O hospital mais próximo fica em Sobral, a 3 horas de carro. Portanto, não esqueça os seus medicamentos, pois as farmácias em Jeri possuem um estoque limitado de remédios.

Então, o que achou sobre as Curiosidades sobre Jericoacoara?

Cadastre seu hotel ou restaurante gratuitamente e alcance mais clientes!

Cadastrar Agora

Deixe seu comentário

Quer atualizar esse conteúdo?
Publique Sua Viagem Aqui!
Página principal de Jijoca de Jericoacoara/CE
13 Comidas típicas do Nordeste
TOP 3 Comidas Típicas Nordestinas para Experimentar
Praia de Jericoacoara
Sobre Jericoacoara
Onde fica Jericoacoara?
Quando ir a Jericoacoara
Como chegar a Jericoacoara
Praia da Malhada
Lagoa do Paraíso
Descubra a Magia de Passear nas Dunas de Jericoacoara
Onde Ficar em Jericoacoara
Taxa de Turismo Sustentável
Duna do Pôr do Sol
Cidades próximas
Distância entre Jijoca e Jericoacoara
Praias de Jericoacoara
Praia das Conchas (Pedra Furada)
Praia do Preá
Praia da Vitória
Lagoa Azul
Buraco Azul Caiçara Jericoacoara: Lagoa Turquesa
Lagoas Interdunares
Praça de Jericoacoara
Passeio Ecológico do Cavalo Marinho
Poço da Princesa
Poço do Ananias
Pedra Furada
Caverna do Morcego
Morro do Serrote
Farol de Jericoacoara
Parque Nacional de Jericoacoara
Lagoa do Amâncio
Árvore da Preguiça
Descubra Jericoacoara: Dicas Imperdíveis para Aproveitar o Paraíso Cearense
Igreja de Jericoacoara
Paróquia de Santa Luzia de Jijoca
Curiosidades sobre Jericoacoara
Jericoacoara: o que fazer e onde visitar
Roda de Capoeira
O que Comer e Onde Comer em Jericoacoara: Experiência Gastronômica Completa
Jericoacoara: Praia das Conchas, Praia do Preá, Praia da Vitória, Lagoa Azul e Caverna do Morcego
As 3 Melhores Praias de Jericoacoara, Ceará: Um Paraíso Natural no Nordeste
Praia de Tatajuba: Entre Jericoacoara e Camocim, Descubra Esse Encanto do Ceará
Guia Completo de Jericoacoara: Como Chegar, O Que Fazer e Dicas Inéditas
Gastronomia e Vida Noturna em Jericoacoara: O Guia Mais Completo
Jericoacoara: Praias, Lagoas e Pôr do Sol Incrível
  Precisa de ajuda?