O Parque Nacional de Jericoacoara compreende então uma área de 8.416 hectares. Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).
O parque, no entanto, tem por objetivo proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais, possibilitando a realização de pesquisa científica e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.
O Parque certamente possui normas específicas que visam à conservação de seu patrimônio natural e da biodiversidade associada. Assim, dentro dos limites do parque nacional você não pode:
– Trânsito de veículos automotores sobre dunas fixas ou móveis;
– Deixar lixo nos locais visitados;
– Coletar, perseguir ou apanhar espécimes da fauna silvestre;
– Fazer fogueiras no interior do parque.
Agora você vai conhecer então, todos os atrativos naturais do parque. Saiba que são diversas oportunidades para desfrutar de um ambiente tranquilo e sossegado. Afinal, esse passeio é ideal para quem curte natureza.
Fica a 10km de distância da Vila de Jericoacoara. Uma pequena vila de pescadores que determina o limite oeste do Parque Nacional.
A Lagoa Azul possui água doce e totalmente cristalina, um local perfeito para toda família se divertir. Além disso, está cercada por dunas de areia branca e vegetação nativa.
Entre as principais atrações do parque se encontram as dunas e lagoas de água cristalina.
A Lagoa do Paraíso está localizada no município de Jijoca. O local é realmente um verdadeiro paraíso, pois são 15km² de água doce e transparente, cercada por grandes dunas. Também é chamada de Lagoa de Jijoca.
É um pequeno povoado localizado a oeste da vila. Sua principal atração é então, uma lagoa que se encontra em meio das dunas, uma pequena faixa de mangue que foi tomado pelo mar dá nome ao lugar.
Este pequeno povoado localiza-se a 25km do lado oeste da vila, próxima ao município vizinho de Camocim. Algumas de suas dunas encontram-se então em processo de cristalização, formando colinas denominadas dunas fixas. Aliás, chama-se “Nova Tatajuba” já que a antiga Tatajuba foi soterrada pelas dunas.
É certamente o ícone de Jericoacoara. A Pedra Furada está localizada na região rochosa no pé do Morro do Serrote. Constitui-se de uma enorme formação rochosa em forma de arco esculpida pela ação do vento e das ondas do mar.
Aliás, no auge do solstício de inverno durante o período de 15 de julho a 15 de agosto, é possível ver o sol se pondo através do arco da Pedra Furada. Além disso, na maré baixa, é possível acessar o local com uma caminhada de 30 minutos pela praia. O trajeto até a Pedra Furada é composto por paisagens de praias, grutas, como o Poço da Princesa, e peculiares formações rochosas.
Vale lembrar que a formação rochosa é extremamente frágil e, para preservá-la, é terminantemente proibido subir ou escalar a Pedra Furada.
A Duna do Pôr do Sol fica do lado oeste da vila. Trata-se de uma grande duna, por isso, é o local mais procurado para se ver o pôr do sol com super diferencial em Jericoacoara. Fica ao lado da Praia das Canoas. Acima de tudo, é famosa por ser possível assistir ao sol nascer e se pôr no oceano, em decorrência de sua geografia peninsular.
Certamente esse local você precisa visitar, pois a Praia da Malhada é uma importante praia da região localizada no pé do Morro do Serrote. Visto que também pelas suas características, atrai muitas pessoas para a prática do surf.
A Praia do Preá está localizada no município de Cruz, a 12 km de Jeri. A pesca é abundante na região e a culinária com peixes é tradicional. Ao mesmo tempo, a praia também é perfeita para a prática de kitesurf.
O Morro do Serrote está localizado ao leste da vila, e tem aproximadamente 100m de altura, que se destaca então, dentre a plenitude das dunas onde se encontra o Farol de Jericoacoara.
Certamente o Farol de Jericoacoara é um dos lugares mais visitados para ver a lua e o sol nascerem. Aliás, o farol funciona por energia solar.
Enfim, gostou do conteúdo sobre o Parque Nacional de Jericoacoara?