As comidas típicas do Nordeste sem dúvida estão entre as melhores do Brasil. Aliás, a sua gastronomia costuma ser inesquecível pelos temperos marcantes e a experiência única para quem prova. Pensando nisso, preparamos a seguir uma lista com os pratos que você precisa experimentar em sua viagem ao Nordeste do nosso país!
Moqueca
Foto: MTur Destinos
A moqueca é um cozido de peixe, encontrado especialmente nos estados da Bahia, Pará, Amazonas e Espírito Santo, com variações regionais significativas. Em geral, a moqueca é um prato preparado em uma panela de barro e consiste em peixe cozido e diversos temperos. Entre eles, estão o leite de coco e o azeite de dendê.
Uma boa ideia é combinar com o pirão, que é feito com o caldo do cozimento do peixe misturado com farinha de mandioca.
O mugunzá doce é uma iguaria da culinária baiana. A receita de mugunzá é feita com milho, leite de coco ou de vaca, açúcar, canela e cravo-da-índia. É bem cremoso e servido, geralmente, no jantar e em festas juninas. Pode ser encontrado em todos os estados do Nordeste.
Tapioca
Foto: @cafeedeliciaspnz
É uma das principais iguarias da cozinha nordestina. Feita com a fécula da mandioca o que muitos chamam de polvilho, goma ou farinha da mandioca, o melhor da tapioca é que você pode adequá-la ao seu gosto.
O arroz-de-cuxá é um prato típico do Maranhão, um dos estados responsáveis por introduzir o arroz na culinária brasileira. A vinagreira é a planta rainha do arroz-de-cuxá, que pode levar ainda o gengibre e, em algumas versões, o leite de coco.
Fazer o arroz-de-cuxá não é difícil, basta refogar as folhas de vinagreira com cebola e alho, além de especiarias, e depois colocar o arroz e água quente. Vale dizer que há várias receitas de arroz-de-cuxá!
Buchada de Bode
Foto: Fabian Kronenberger
No nordeste, a buchada é feita com as entranhas do bode, no caso rins, fígado e vísceras brancas (tripas). Elas são lavadas, fervidas, cortadas, temperadas e cozidas em bolsas que geralmente são feitas com o próprio estômago do animal. Recebe este nome porque é feita de bode. Ainda assim, é possível encontrar buchadas preparadas com vísceras de carneiro ou até mesmo boi.
Chambaril
Foto: @palmas_tocantins.online
O chambaril, também conhecido como ossobuco, é uma parte da perna do boi com bastante sabor. A forma de preparo exige coentro e cebolinha verde para aromatizar a carne, assim como pimentas, que quando bem usadas trazem muito sabor.
O saboroso caldo da carne é utilizado para cozinhar legumes e depois fazer um poderoso pirão. Pense em uma comida boa para o domingo!
Baião de Dois
Foto: @indaiatubafood
O baião de dois é um prato feito de arroz, feijão, carne seca e queijo coalho. Há quem diga que a origem do nome é pela dança típica nordestina, o baião. Ele também ganhou popularidade com a música “Baião de Dois”, em parceria com o compositor cearense Humberto Teixeira e o pernambucano Luiz Gonzaga, o rei do baião!
Cuscuz
Foto: Bacia do Jacuípe
O cuscuz é um prato de origem africana que é muito consumido no nordeste e na região norte do país. Ele pode ser feito à base de farinha ou polvilho, milho, arroz ou mandioca. No nordeste é comumente consumido nas três principais refeições do dia, podendo ser o prato principal do café da manhã e jantar. A preferência é ir acompanhado de manteiga, leite, ovos ou carne de charque.
Bolo de rolo
Foto: Guilherme Jofili
O bolo de rolo é composto de farinha de trigo, ovo, açúcar e manteiga: a massa desta receita que se popularizou na região com a chegada da Corte Portuguesa é bem simples.
A massa extremamente fina é enrolada como um rocambole, e o recheio tradicional é de goiabada derretida. Com a sua popularização, o seu recheio foi ganhando novos sabores, e o Bolo de Rolo recheado com doce de leite também pode ser encontrado nas prateleiras de Pernambuco.
Paçoca de carne
Foto: @trembaodeliciasdeminas
A paçoca de carne é feita com farinha de mandioca, cebola e carne seca moída. Pode ser consumida junto com o baião de dois. Para se ter o sabor original da receita nordestina um dos segredos é socar no pilão.
Maria Isabel é o prato mais representativo da cozinha piauiense, todos os ingredientes são tipicamente regionais, a base de arroz, carne seca, cebola, pimentão, cheiro verde, alho e pimenta-do-reino.
Carne de sol
Foto: MTur Destinos
A carne de sol é muito típica do nordeste brasileiro, e também é chamada de carne de vento e carne do sertão. Apesar do nome, não há exposição aos raios solares. O que acontece na verdade é que antigamente ela era ligeiramente salgada e colocada para secar ao sol. Essa técnica foi aprimorada e hoje em dia ela é seca em local coberto e ventilado.
A tradição pede que a carne de sol seja assada e servida com queijo coalho.
A panelada é um prato típico do nordeste brasileiro que é composto principalmente por bucho e tripas de boi, mas pode levar outras partes do animal. É um prato pesado semelhante a dobradinha, preparado com tempero forte com pimenta, cheiro verde, alho, sal, pimentão e tomates.
E você, já provou algum desses pratos? Tem outras sugestões imperdíveis?