No conteúdo de hoje você vai conhecer tudo sobre os Arcos da Lapa e seu entorno. Mas antes, você já ouviu falar do bairro da Lapa? Se não, deveria! Saiba que a Lapa é a área mais boêmia do Rio de Janeiro. E sabe o que isso significa? Que é lá que você encontra uma vida noturna bem movimentada, repletos de restaurantes e ótimas opções para se hospedar quando visita o Rio de Janeiro.
Estrutura: Você reconhece o estilo arquitetônico dos arcos em outro império histórico? Roma, talvez? Arcos da Lapa não é seu o nome oficial. Na verdade, seu nome é Aqueduto da Carioca. Mas não se preocupe, hoje em dia todos os chamam de Arcos da Lapa, ou apenas Arcos. Como o nome oficial já diz, o monumento é um aqueduto, criado para transportar água de um ponto ao outro. E os primeiros aquedutos foram criados no Império Romano.
Dimensões: Os arcos se estendem por aproximadamente 270 metro e a altura chega a pouco menos de 18 metros. Composto por 42 arcos de estilo romano, os Arcos da Lapa são a maior e mais importante construção colonial do Brasil (e do Rio de Janeiro)! Como a maior parte das construções da época, também foram construídos por escravos indígenas e africanos.
Materiais utilizados em sua construção: A sua primeira estrutura foi feita com canos de ferro, mas logo foi trocada porque o material não resistia às condições e sofria corrosões. Tal fator fez com que o Conde de Bobadela — Gomes Freire de Andrade, o governador da época — ordenasse a reconstrução dos Arcos. Dessa vez, com materiais mais resistentes, sólidos e seguros. Pedra e cal foram as matérias-primas mais usadas para reerguer o Aqueduto. Misturadas ao óleo de baleia, produziam uma liga de concreto extremamente resistente. Esse composto era a principal base da construção civil da época, bastante utilizado por todo o país em obras de fortes, igrejas e outras edificações que precisavam ser robustas.
É muito fácil saber que você chegou na Lapa. Pois existe um famoso monumento que é a imagem oficial da Lapa. Estou falando dos grandes arcos brancos que os moradores locais chamam de Arcos da Lapa.
E para aproveitar ainda mais a região, que tal um passeio de bondinho? Isso mesmo, a linha do bondinho passa sobre os Arcos, o bondinho amarelo que conecta o Largo da Carioca a Santa Teresa. Hoje em dia, o bondinho é mais uma atração turística do que um transporte para os moradores. Mas recomendo a experiência!
Os Arcos da Lapa é um ponto turístico famoso e uma boa referência caso você se perca! Está localizado na Praça Cardeal Câmara, parte da Zona Central do Rio de Janeiro. Os Arcos da Lapa são a porta de entrada para o bairro da Lapa, que nesse trecho possui duas principais ruas: Mem de Sá e Riachuelo.
Curta seus momentos neste lugar incrível fazendo um passeio de bondinho, o ingresso custa R$20,00 da Estação Carioca até Santa Teresa, para ida e volta!
O que você achou das nossas informações? Agora que já conhece melhor sobre os Arcos e o bairro da Lapa, é só aproveitar!