Jardim Botânico

Jardim Botânico
Jardim Botânico
Foto: @locodanmedeiros

Fundado em 1808 por D. João, então príncipe regente de Portugal, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é famoso pela exuberância e importância de suas coleções de plantas, bem como pela beleza de suas paisagens. Sua história bicentenária se expressa em seus monumentos, construções e obras de arte.

Com 212 anos de vida, o Jardim Botânico é uma aula viva sobre a diversidade da flora brasileira e até estrangeira. O jardim é repleto de palmeiras imperiais, tem vista para o Cristo Redentor e um espaço bem aberto para que você apreciar a natureza sem aglomeração.

Os visitantes podem passear a pé ou de carro elétrico pelas aleias e ver plantas de diversos países, conhecer as estufas (Orquídeas, Bromélias, Samambaias e Plantas Insetívoras) e os jardins e coleções temáticos, como o Jardim Japonês, criado em 1935 a partir da doação de 65 exemplares de plantas típicas japonesas.

Entre os monumentos, destacam-se o Centro de Visitantes – uma construção do Século XVI -, as estátuas de Eco e Narciso feitas por Mestre Valentim, e o Portal da Academia de Belas-Artes, projetado por Grandjean de Montigny. O Jardim também é um bom local para observação de aves.

Horários para visitação do Jardim Botânico

Segunda: de 12h às 17h
De terça a domingo: das 8h às 17h

Para informações de valores e compras de ingresso, aqui!

Acesso

– Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico
– bicicletário e estacionamento exclusivo (4 vagas) para pessoas com deficiência (veículos adesivados); permitida entrada de carros para embarque e desembarque de pessoas com dificuldades de locomoção (deficientes, idosos, grávidas).
– Não há estacionamento para visitantes no Jardim Botânico.

Quer atualizar esse conteúdo?
Publique Sua Viagem Aqui!
Página principal de Rio de Janeiro/RJ
Cristo Redentor
Praia de Copacabana
Arcos da Lapa
Qual a melhor época para ir ao Rio de Janeiro?
Jardim Botânico
Praia do Grumari