O Largo das Forras é mais do que a principal praça de Tiradentes, mas o verdadeiro coração da cidade. Para os habitantes, trata-se de um ponto de encontro em que é possível jogar cartas, ver apresentações culturais, descansar sob as árvores ou simplesmente conversar. Para os visitantes, um bom ponto de partida para começar a explorar o Centro Histórico, além de concentrar grande quantidade de pousadas, bares, restaurantes, lojas de artesanato e produtos típicos e serviços de informação aos turistas.
É certamente um ótimo lugar para curtir de dia e à noite, quando as luzes dão ainda mais charme à região. Em um dos lados do Largo saem os famosos passeios nas charretes coloridas de Tiradentes. O Largo também tem a presença da Capela do Bom Jesus da Pobreza, datada do século XVIII, além de uma pequena Capela dos Passos, em atividade na Semana Santa.
O Largo das Forras foi assim nomeado por ter sido o local onde os escravos recebiam sua carta de alforria, em tempos de fim de escravidão. Hoje, os antigos casarões coloniais, que antes abrigavam as famílias mineiras, foram sendo reconfigurados e adaptados ao turismo, atividade que se tornou sinônimo de subsistência para muitos dos habitantes de Tiradentes.
Dentre os monumentos e edificações históricas que você encontrará no Largo das Forras estão: o busto de Tiradentes, erigido em 1892, em homenagem ao centenário de sua morte, e a sede da prefeitura, que funciona em um dos mais antigos casarões coloniais da cidade e que data de 1720.
As charretes estão entre as mais tradicionais imagens de Tiradentes. Sempre coloridas, elas são puxadas por cavalos que levam os visitantes para uma volta pelo Centro Histórico. O charreteiro conta várias curiosidades sobre Tiradentes. Ficam localizadas no Largo das Forras.