Quem nasce em Capitólio é capitolino.
A palavra Capitólio vem do Latim, “Capitolium”, nome de um templo da Roma antiga, dedicado a Júpiter, o pai dos deuses entre os romanos da antiguidade. O termo Capitolium, por sua vez, se origina do radical “capitis, caput” que significa cabeça, topo. O nome da cidade de Capitólio, segundo o Monsenhor Mário da Silveira, primeiro vigário de Capitólio, foi sugerida pelo bacharelando em direito, senhor Abel de Moraes Bello (filho do Cel. Lourenço Bello), “como uma forma modernizada de relembrar as grandezas de Roma e eternizar os Cabeças, e, ao que se conta, as cabeças dos antigos Franciscos”. Pois os Franciscos eram os principais lideres (cabeças) do lugar, como também, ao que diziam, eram homens de cabeças muito grandes.
Capitólio faz parte do Circuito Turístico Nascentes das Gerais que é composto por cidades, como: Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Delfinópolis, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis e São João Batista do Glória.
Capitólio é uma das cidades escolhida pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais - SETUR-MG como Destino Indutor de Minas Gerais, sendo definidos 17 destinos que serão trabalhados como estratégicos para o mercado nacional.
A Hidrelétrica de Furnas foi a primeira hidrelétrica instalada no Rio Grande, para gerar 1.200.000 quilowatts e evitar o colapso energético previsto para a década de 60.
8.256 habitantes (IBGE 2012).
De acordo com o decreto nº 70.355, de 3 de abril de 1972, parte do município de Capitólio esta dentro da área estimada em 200.000ha (duzentos mil hectares) do Parque Nacional da Serra da Canastra.
Tropical Temperado. Altitude: 745 m.
Máximas: 28,5º C – Média: 22,5º C - Mínimas: 11,5º C.
1.448 milímetros.
Agropecuária, comércio e serviços. Turismo em desenvolvimento.
No Balneário Escarpas do Lago está a maior marina fluvial da América Latina.
Capitólio possui o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Ambiental. O objetivo é preservar a identidade cultural e o meio ambiente do município. O conselho já realizou o tombamento de dois bens: a Sede da Sociedade São Vicente de Paulo e o Conjunto de Tear. Através dos trabalhos realizados pelos membros do conselho, Capitólio recebe recursos do ICMS-Cultural.
Norte: Piumhi – 17 Km, Noroeste: Vargem Bonita – 97 Km, Nordeste: Pimenta – 40 Km, Oeste: São João Batista do Gloria – 70 Km, Sul: São José da Barra – 35 Km, Sudeste: Guapé – 30 Km.