A história de Capitólio, em Minas Gerais, começou a ser formada, no entanto, por volta do ano de 1800. Assim, foi nessa época que surgiram na região de Capitólio, conhecida como "Mata do Rio Piumhi", dois portugueses, Machado de Faria e Gonçalves de Morais. Aliás, o potencial das matas, praticamente intocadas, chamou a atenção dos estrangeiros que foram os primeiros exploradores da região.
Como resultado de alguns anos de investimentos na agricultura, pelas famílias dos primitivos portugueses, as matas do Rio Piumhi já haviam se transformado em produtivas fazendas, nas primeiras décadas do século XIX. Ao mesmo tempo o movimento e o comércio na região aumentavam rapidamente. Por volta de 1830, chegaram os primeiros moradores para a região, de tal forma que marcou o desenvolvimento da cidade.
Trata-se de três irmãos: João Francisco, Manoel Francisco e Antônio Francisco, considerados os fundadores do povoado que originou Capitólio. A princípio, um povoado foi surgindo, nascendo assim o “Arraial dos Franciscos”, primeiro nome dado ao lugar onde está a cidade de Capitólio, em homenagem aos antigos donos das terras.
Esse Arraial era conhecido, também, como “Arraial dos Cabeças”, não somente porque os Franciscos eram os principais líderes (cabeças) do lugar, como também, ao que diziam, eram homens de cabeças muito grandes.
Em 1893, chegou então ao Arraial dos Franciscos, o fazendeiro Pedro Messias da Cunha, se instalando próximo ao arraial e comprando grandes proporções de terra. Em 1895, doou à comunidade um terreno para construção de uma capela, que ele mesmo ergueu em honra a São Sebastião, padroeiro da cidade. Ao passo que daí em diante o arraial ficou com o nome de “Arraial de São Sebastião dos Franciscos”.
São Sebastião dos Franciscos foi elevado à categoria de distrito em 7 de setembro de 1923, ou seja, por uma lei que criou o Distrito de Capitólio, desmembrando-o do município de Piumhi e o anexou ao de Guapé. Visto que no ano de 1939, o Distrito de Capitólio foi elevado à categoria de vila, Vila de Capitólio.
Com uma tentativa ineficaz em 1943, Capitólio conseguiu sua independência político-administrativa no dia 27 de dezembro de 1948, transformando-se em Município de Capitólio.