O município de Tiradentes tem poucas ruas, bem como uma população com aproximadamente 6.500 moradores. Seus habitantes acima de tudo, escolheram o município devido ao clima pacato nas montanhas e a tranquilidade que está em toda a região.
A Cidade de Tiradentes foi fundada por volta de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José. Em seguida, essa descoberta deu origem a um arraial batizado com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes. O arraial posteriormente, passou a ser conhecido como Arraial Velho, para diferenciá-lo do Arraial Novo do Rio das Mortes, a atual São João del Rei.
Portanto, em 1718 o arraial foi elevado à vila, com o nome de São José, em homenagem ao príncipe D. José, futuro rei de Portugal. A vila em 1860 foi colocada, no entanto, na categoria de cidade. Durante todo o século XVIII, a Vila de São José viveu da exploração de ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais.
Ao ser proclamada a República, o governo republicano precisava de um herói que, de acordo com os novos governantes, representasse tais ideais. Assim, a escolha caiu sobre o alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes). Dessa forma, foi mudado o nome da cidade para Tiradentes. Então, como resultado da proclamação da república, em 06 de dezembro de 1889, recebe a cidade o atual nome "Cidade e Município de Tiradentes".
No fim do século XIX os republicanos redescobrem a esquecida terra de Joaquim José da Silva Xavier, o "Tiradentes", e fazem uma visita cívica à casa do vigário Toledo, onde se tramou a Inconfidência Mineira. Após longos anos de esquecimento, o conjunto arquitetônico da cidade foi tombado pelo então Serviço do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 20 de abril de 1938, tendo sido conversado quase intacto. Ainda existem na cidade excelentes exemplares de arquitetura civil do século XVIII, que certamente remontam a história.
Em Tiradentes, pode-se encontrar, por exemplo, artesanato em madeira, pedra sabão, latão, folha de flandres, tecelagem prata de boa qualidade e originário de toda região. Além disso, doces mineiros podem ser degustados em diversas casa como: canudo de doce de leite, doce de leite, ambrosia, biscoito de amendoim, pé de moleque, entre outros.
A culinária local, bem como, valoriza os pratos mineiros como o feijão tropeiro, tutu mineiro, frango ao molho pardo, frango com "ora pro nobis" (erva trepadeira com grande teor nutritivo).