História de Tiradentes

Compartilhar

Link copiado!

O município de Tiradentes tem poucas ruas, bem como uma população com aproximadamente 6.500 moradores. Seus habitantes acima de tudo, escolheram o município devido ao clima pacato nas montanhas e a tranquilidade que está em toda a região.

História de Tiradentes

A Cidade de Tiradentes foi fundada por volta de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José. Em seguida, essa descoberta deu origem a um arraial batizado com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes. O arraial posteriormente, passou a ser conhecido como Arraial Velho, para diferenciá-lo do Arraial Novo do Rio das Mortes, a atual São João del Rei.

Portanto, em 1718 o arraial foi elevado à vila, com o nome de São José, em homenagem ao príncipe D. José, futuro rei de Portugal. A vila em 1860 foi colocada, no entanto, na categoria de cidade. Durante todo o século XVIII, a Vila de São José viveu da exploração de ouro e foi um dos importantes centros produtores de Minas Gerais.

Ao ser proclamada a República, o governo republicano precisava de um herói que, de acordo com os novos governantes, representasse tais ideais. Assim, a escolha caiu sobre o alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes). Dessa forma, foi mudado o nome da cidade para Tiradentes. Então, como resultado da proclamação da república, em 06 de dezembro de 1889, recebe a cidade o atual nome "Cidade e Município de Tiradentes".

No fim do século XIX os republicanos redescobrem a esquecida terra de Joaquim José da Silva Xavier, o "Tiradentes", e fazem uma visita cívica à casa do vigário Toledo, onde se tramou a Inconfidência Mineira. Após longos anos de esquecimento, o conjunto arquitetônico da cidade foi tombado pelo então Serviço do patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 20 de abril de 1938, tendo sido conversado quase intacto. Ainda existem na cidade excelentes exemplares de arquitetura civil do século XVIII, que certamente remontam a história.

Artes e Culinária

Em Tiradentes, pode-se encontrar, por exemplo, artesanato em madeira, pedra sabão, latão, folha de flandres, tecelagem prata de boa qualidade e originário de toda região. Além disso, doces mineiros podem ser degustados em diversas casa como: canudo de doce de leite, doce de leite, ambrosia, biscoito de amendoim, pé de moleque, entre outros.

A culinária local, bem como, valoriza os pratos mineiros como o feijão tropeiro, tutu mineiro, frango ao molho pardo, frango com "ora pro nobis" (erva trepadeira com grande teor nutritivo).

Booking.com

Deixe seu comentário

Quer atualizar esse conteúdo?
Publique Sua Viagem Aqui!
Página principal de Tiradentes/MG
História de Tiradentes
O que fazer em Tiradentes
Dicas de turismo em Tiradentes
Largo das Forras
Igreja Matriz de Santo Antônio
Maria Fumaça
Restaurante Padre Toledo
  Precisa de ajuda?