As Ruínas do Trapiche é, acima de tudo, um ponto histórico muito importante localizado no município de Marataízes, litoral do Estado do Espírito Santo. O Trapiche está situado, portanto, na foz do Rio Itapemirim, próximo ao ponto de encontro das águas do rio Itapemirim com as águas do mar.
Conheça também a Praia da Cruz em Marataízes.
Foi construído na segunda metade do século IXX pelo Barão de Itapemirim entre 1860 e 1883, como resultado de sua arquitetura, foi um imponente prédio de dois pavimentos no Porto da Barra. O local funcionava como um ponto de apoio para as exportações e importações de produtos. Bem como, em um dos pavimentos do Trapiche funcionava a Coletoria Estadual de Impostos.
O antigo porto que tinha armazéns para estocar produtos de exportação e importação, também comportava pontes de madeira que entravam algumas dezenas de metros no estuário do rio Itapemirim para alcançar os navios que não podiam se aproximar sob pena de encalharem próximo das margens.
A importância desta construção foi muito grande para a economia capixaba, além disso, hoje é um significativo patrimônio arquitetônico. No entanto, com o advento da Estrada de Ferro e das estradas de rodagem, o Porto da Barra acabou se enfraquecendo, até ser desativado nos anos 50. Assim, em 1998 o imóvel foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.
As Ruínas do Trapiche contam com muitos anos de história, bem como, um excelente ponto de atração turística. Afinal, é um patrimônio muito importante na história do Espírito Santo! Ao redor do Trapiche, por exemplo, a paisagem é muito bonita, onde a composição do mar com a natureza embeleza ainda mais o cenário. Com toda a certeza um lugar incrível para vídeos e fotografias que vão imortalizar seus momentos na região.
Local: Porto da Barra, s/nº - Marataízes.
Como chegar: saindo de Itaipava em direção a Marataízes, passar a ponte do Porto da Barra. Fica em frente ao Palácio das Águias, próximo à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes.
Quando: todos os dias (entrada livre)