Monte Aghá

Compartilhar

Link copiado!
Monte Aghá
Monte Aghá
Foto: @s_photos2021

Quem está em Piúma logo percebe o destaque que o Monte Aghá tem no visual. Esse morro é um ícone da região sul do Espírito Santo e está sempre presente nas fotos de quem passa por lá. O Monte Aghá está localizado no estado do Espírito Santo, entre os municípios de Piúma e Itapemirim. Porém, o Monte Aghá pertence a Itapemirim. Seu nome, na língua dos índios puris, significa “Lugar de se ver Deus”.

Os índios subiam essa magnifica rocha em forma de pirâmide e assim realizavam rituais com ervas, danças e fogo. Tais rituais aos deuses era devido à religiosidade desses povos e à imponência dessa rocha, que domina toda a região e se transformou, ao longo dos anos, num belo cartão-postal que impressiona os visitantes e é reverenciado pelos piumenses e turistas que, ao fim da tarde, contemplam o espetacular pôr do sol.

Monte Aghá
Pôr do sol no topo do Monte Aghá
Foto: @gessicagoutara

Uma das maiores montanhas litorâneas do Estado

É uma das mais altas montanha à beira-mar do Espirito Santo, e a mais alta do Sul do Estado, com cerca de 340 metros de altitude, sendo possível avistá-la a vários quilômetros de distância. Sendo importantíssima para navegação marítima, é até hoje uma referência para pequenas embarcações se localizarem em alto-mar.

Riquezas naturais

O monumento, além de possuir peculiar beleza cênica, possui fauna e flora bastante diversificadas. No Monte Aghá se encontra diversas bromélias e orquídeas, entre elas a orquídea descoberta por Roberto Kautsky, a orquídea azul, e a branca Brassavola. Nas suas encostas podemos encontrar árvores centenárias como pau-d’alho, pau-ferro e tantas outras espécies.

Booking.com

Atividades e esportes radicais

O Monte Aghá e uma formação rochosa de relevo privilegiado, por sua localização e formato geológico, é uma excelente montanha para a prática de trekking, hikking, escalada (inclusive no Aghá menor ,montanha anexa ao Monte Aghá), rapel, voo livre, mountain bike, caminhadas noturnas… entre outras. O local também é um grande atrativo para biólogos, historiadores e outros pesquisadores.

A trilha possui aproximadamente 3,3 km de extensão, composta por pouco mais de 1,4 km de estradas sem pavimentação e uma parte de aclive igualmente sem pavimentação que seria do campo do Aghá à placa da APA de Guanandy, e pouco mais de 1,9 km de subida que seria da placa da APA de Guanandy ao topo do Monte.

Patrimônio histórico, arqueológico e cultural

Em 1984, o Monte Aghá passou a ser alvo de atividade extrativista de um empresário ,que gostaria de implantar uma pedreira. Ciente do iminente risco, uma ONG piumense juntou registros fotográficos, abaixo-assinado e outros documentos, inclusive laudos de biólogos, e conseguiu mobilizar o Conselho Estadual de Cultura para o Tombamento.

No dia 17 de dezembro de 1985, foi publicado no Diário Oficial a Resolução 06/85, em que o imponente Monte Aghá ficou definitivo escrito no Livro de Tombo Arqueológico, tombado pelo Conselho Estadual de Cultural, onde se encontra definitivamente protegido há mais de 30 anos.

Como chegar no Monte Aghá

O Monte Aghá está localizado entre Piúma e Itapemirim – mais precisamente, em Itapemirim, mas com a vista mais famosa a partir de Piúma, então se você está na Grande Vitória, vá em direção ao Sul do ES pela BR-101, ou pelo litoral seguindo a Rodovia do Sol (ES-060). São uns 100 Km de distância de Vitória até a base do monte, levando aproximadamente 1:50 h para percorrer esse caminho.

Ao chegar em Piúma, continue seguindo pela ES-060 e cruze toda a praia principal da cidade, em direção a Itapemirim. Mas sugiro também dar uma passadinha na praia antes e observar de lá a imagem clássica do Monte Aghá.

Cadastre seu hotel ou restaurante gratuitamente e alcance mais clientes!

Cadastrar Agora

Deixe seu comentário

Quer atualizar esse conteúdo?
Publique Sua Viagem Aqui!
Página principal de Piúma/ES
História de Piúma
Monte Aghá
Lagoa da Conceição
Ilha do Gambá
Ilha do Meio
Ilha dos Franceses
Ilha dos Cabritos
Rio Piúma
Morro
Escola de Pesca
Feira de Artesanato
Praia Boca da Barra
Praia Doce
Praia de Acaiaca ou Praia de Coqueiral
Praia do Corujão
Praia Maria Neném
Praia do Aghá
Praia do Pau Grande
  Precisa de ajuda?