História de Piúma

Compartilhar

Link copiado!

A área onde hoje está situado o município de Piúma era ocupada originalmente pelos índios goitacases, que habitavam todo o litoral do Espírito Santo. No século XIX, observou-se a chegada dos primeiros desbravadores, que se afixaram no local devido à fertilidade das terras em seu interior, dando início a um povoamento mais tarde denominado Iconha. Vieram italianos, que se ocupavam predominantemente na agropecuária e, após algum tempo, na exploração turística da orla; os libaneses, que se sustentavam a partir do comércio local; e os ingleses, que atuaram na pecuária. As terras foram apossadas por coronéis, principais responsáveis pela ratificação dos indígenas e suas culturas.

Dado o desenvolvimento econômico e demográfico, pela lei provincial nº 14, de 4 de maio de 1883, o povoado foi elevado à categoria de freguesia, subordinada ao município de Benevente (atual Anchieta) e com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Piúma.Segundo a Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, o nome da freguesia foi uma homenagem à Nossa Senhora da Conceição Aparecida e "Piúma" é derivado do vocábulo tupi Piuma, que significa "pele negra". Em 2 de janeiro de 1891, foi criada a vila, desmembrando-se de Benevente com a denominação de Piúma, sendo constituída pelos distritos de Iconha e Piúma (sede) e se instalado a 19 de janeiro do mesmo ano.

Pelo decreto estadual nº 81, de 18 de novembro de 1904, a sede foi transferida para Iconha e o então município passou a ter a denominação do ex-distrito pela lei estadual nº 1.428, de 3 de julho de 1924. Em 24 de dezembro de 1963, pela lei estadual nº 1.908, Piúma foi emancipada de Iconha, instalando-se em 6 de julho de 1964 e constituída pelo distrito de Aghá e pela sede municipal. Ao longo do século XX, a agricultura perdeu espaço na participação econômica municipal, que passou a ser baseada na pesca, no turismo e artesanato.

Booking.com

Deixe seu comentário

Quer atualizar esse conteúdo?
Publique Sua Viagem Aqui!
Página principal de Piúma/ES
História de Piúma
Monte Aghá
Lagoa da Conceição
Ilha do Gambá
Ilha do Meio
Ilha dos Franceses
Ilha dos Cabritos
Rio Piúma
Morro
Escola de Pesca
Feira de Artesanato
Praia Boca da Barra
Praia Doce
Praia de Acaiaca ou Praia de Coqueiral
Praia do Corujão
Praia Maria Neném
Praia do Aghá
Praia do Pau Grande
  Precisa de ajuda?