Você sabe como as panelas de barro são fabricadas? Então, este conteúdo apresentará um passo a passo das suas etapas de fabricação. As panelas de barro capixabas se destacam, acima de tudo, pela sua qualidade que resumem na beleza e durabilidade do produto.
A fabricação artesanal das panelas de barro é, então, uma das maiores expressões da cultura popular de Guarapari e do Espírito Santo. A técnica na produção, no entanto, pouco mudou em mais de 400 anos, desde quando eram produzidas nas tribos indígenas. Aliás, nestas panelas são preparados os tradicionais pratos típicos como a moqueca e a torta capixaba.
Muitos dizem então que para uma moqueca capixaba ficar boa, ela precisa ter sido feita em panelas de barro fabricadas no Estado do Espírito Santo. Além disso, visitar Guarapari sem ir em uma destas fábricas, deixa de ser uma viagem completa.
A construção é totalmente artesanal e a modelagem do produto é feita então com os movimentos das mãos para definir o formato da panela. As panelas de barro capixabas, se diferenciam das demais feitas em argila, devido a uma confecção sem igual, tornando-se as únicas no que diz respeito ao sabor e à conservação da temperatura dos alimentos.
1º Passo
A argila passa por um processo de limpeza manual, onde são retirados os grãos de areia maiores, bem como toda a matéria orgânica visível.
2º Passo
Consiste em amassar bem a argila para trabalhar, visto que este processo remove todas as bolhas de ar presente no barro. Além disso, permite que ela fique maleável para moldar a panela. Aliás, as bolhas de ar fazem com que a panela rache ao secar e quebre ao ser queimada no forno.
3º Passo
Nesta etapa se inicia então, o processo de confecção da panela, a partir de uma bola de barro.
4º Passo
Após a modelagem, a panela de barro permanece reservada para secar.
5º Passo
Em seguida, a panela passa pelo processo de acabamento, que é feito com faca ou algum outro material.
6º Passo
A panela de barro é levada ao forno para ser queimada. Entretanto, se a peça não estiver totalmente seca, ou possuir bolhas de ar no barro, corre o risco de rachar ou quebrar a panela.
7º Passo
Por fim, logo após a queima da panela, o produto está pronto para ser comercializado.
- Assadeira;
- Caldeirão;
- Frigideira;
- Panela.
Sem dúvida é um processo trabalhoso, que teve sua origem na arte indígena, que com o passar do tempo sofreu algumas modificações para acelerar o processo de fabricação.
Contudo, o princípio que determina sua qualidade é o mesmo. Por isso que as panelas capixabas se destacam.
Enfim, agende uma visita agora mesmo a uma fábrica de panelas de barro em Guarapari.
Segue abaixo nossa indicação.
Fazemos entrega para todo o Brasil
Rodovia do Sol, 715 - Setiba - Em frente ao Radar - Guarapari - ES
Telefones: (27) 3262-1893 / 99915-4394 (WhatsApp) / 99293-6555
E-mail: [email protected]
Enfim, gostou do conteúdo?